logo

Como se Adaptar ao Trabalho Home Office

Gestão de Equipes

Com a expansão da tecnologia esse tipo de trabalho atravessou as fronteiras das casas e ganhou o mundo, permitindo que as atividades sejam realizadas de qualquer lugar onde exista um sinal de internet disponível.

    Home Office (ou escritório em casa) tornou-se um termo bastante utilizado nos dias atuais mas a ideia não é nova. Já na idade média, onde a produção artesanal era comum, existiam lojas onde as oficinas ficavam no térreo e as casas no andar superior ou nos fundos. 

É possível trabalhar home office através de três tipos de arranjo:
1 – Funcionário de uma empresa (modalidade chamada de teletrabalho);
2 – Freelancer (trabalhador avulso);
3 – Empresário (na modalidade chamada Home Based , onde a sede da empresa é em sua própria casa).

    Segundo pesquisa realizada pelo espaço de coworking Spaces, 55% dos entrevistados no Brasil fazem utilizam o modelo pelo menos uma vez por semana. A pesquisa foi realizada com 900 profissionais antes da chegada da empresa no país, em junho de 2017. apesar disso, ainda existem gestores que não acreditam na produtividade de um trabalho a distância podemos afirmar que, em parte, isto se deve ao conflito das  quatro gerações com perfis totalmente diferentes que atualmente ocupam o mercado de trabalho — Baby Boomers, X, Y (ou millennials) e Z. Cada uma delas cresceu e vivenciou suas experiências em um mundo distinto e possuem expectativas e atitudes igualmente distintas em sua relação com o trabalho. Gerenciar estes perfis diversos de funcionários a fim de extrair melhores resultados acaba se tornando um desafio ainda maior no trabalho remoto.

    Trabalhar a distância pode parecer um sonho para muitos, mas antes de se aventurar neste modelo de trabalho é importante saber algumas verdades:

Home office não é pra todo mundo!

Se você não é do tipo de pessoa que possui alto nível de responsabilidade e consegue se manter focado é melhor repensar. 

Nem todo dia é dia de home office

É importante frisar que, quando se trabalha para uma empresa é importante estabelecer uma rotina de encontros para discussão de ideias e alinhamentos de pauta além de que, com a menor interação com pessoas e ideias diferentes podemos nos tornar profissionais engessados. Por isso é fundamental desenvolver um rotina que favoreça a troca de experiências.

Não significa trabalhar menos

A maior recomendação para quem trabalha nesta modalidade é que, você possua um ambiente favorável em casa, com um local adequado para trabalhar e uma família disposta a ajudar além de estabelecer uma rotina para não comprometer sua produtividade. Além de estabelecer uma rotina saudável e produtiva.

    Com a pandemia causada pelo COVID-19 muitas empresas foram obrigadas a se adequarem ao teletrabalho e com isso surgiu um novo desafio para os gestores: administrar uma equipe remotamente garantindo que os resultados permaneçam.
Sabemos que toda mudança traz seus desconfortos e  para ajudar nesta tarefa selecionamos algumas ferramentas que podem agilizar a gestão de sua empresa.

Gerenciadores de Tarefas

gerenciamento de tarefas

Slack
O Slack é um espaço de colaboração que pode substituir o e-mail, ajudando você e a sua equipe a trabalharem juntos. Ele foi desenvolvido para se adaptar ao trabalho em equipe, assim você pode colaborar com outras pessoas online de maneira tão eficiente quanto se estivessem todos no mesmo lugar.
Os workspaces do Slack são formados por canais, em que os membros da equipe podem se comunicar e trabalhar juntos. A plataforma inclui recursos como chat, chamadas de voz e vídeo, entre outros.

Trello
Baseado no método Kanban, o Trello é considerado o mais completo gerenciador de tarefas do mercado. Sua utilização é bastante simples: organize as atividades em colunas e crie cards em cada um dos status, de acordo com a tarefa. Além de ser gratuita, a ferramenta oferece muitos recursos de personalização e integração com o Google Chrome, o Gmail e o Google Calendar.

Monday.com
Esse software ajuda as companhias a administrarem diversos projetos e facilitar o compartilhamento de informação entre os membros da equipe. O monday.com pode ser integrado a diversos aplicativos como o Google Drive, o Dropbox, Pipedrive, Google Agenda, JIRA, MailChimp e outros. O sistema também permite que os usuários compartilhem informações específicas com convidados externos, como clientes ou freelancers.

Videoconferência

google meet foto: divulgação google

Google  Meet
Ferramenta essencial para quem trabalha de casa. Permite fazer ligações, videoconferências e chat com os seus colaboradores e clientes com custos infinitamente mais baratos que os da telefonia fixa além da possibilidade de interagir cara a cara com a outra pessoa pela câmera. Um dos principais recursos é a exibição de até 16 participantes simultaneamente ao invés do limite anterior de 4 participantes.

Microsoft Teams
Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos (incluindo colaboração em arquivos) e integração de aplicativos no local de trabalho. O serviço se integra ao pacote de produtividade Office 365 e apresenta extensões que podem ser integradas a produtos que não são da Microsoft. uas videoconferências podem ter até 250 pessoas por reunião, e não há limite de tempo.O programa é ideal para as empresas que já são assinantes do pacote Microsoft 365,fora disso, acaba se tornando uma opção cara.

Zoom meetings
Aplicativo de videoconferência que ganhou popularidade na quarentena. A ferramenta permite fazer reuniões e eventos virtuais com até 500 participantes e 10 mil espectadores. Se destaca pela estabilidade da conexão em qualquer dispositivo. Segundo review realizado pelo site TechTudo, uma reunião, webinar ou conferência no Zoom Meetings oferece chat em tempo real, transferência de arquivos, controle de microfones, quadro de anotações e compartilhamento de tela de um ou mais membros com funções avançadas. É possível, por exemplo, compartilhar um material do computador e liberar o acesso para outra pessoa interagir com ele e fazer marcações.

Armazenamento em Nuvem

armazenamento-em-nuvem

 

 Google Drive
O Google Drive é uma ferramenta essencial e indispensável para quem trabalha num home office.Ele permite que você armazene tudo de forma segura e acesse de qualquer lugar, além de permitir pesquisas em seus drives com praticidade e rapidez.

One drive
é um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Conta da Microsoft. Também é possível definir arquivos públicos (qualquer pessoa poderá acessar a pasta definida como pública), somente amigos (apenas os amigos do usuário), usuários definidos (apenas usuários predeterminados podem acessar a pasta definida para eles/ele acessar) ou privados (somente o usuário que hospedou poderá acessar a pasta definida). Oferece além dos recursos básicos de um serviço de nuvem, o Office Online e permite aos usuários carregar, editar, criar e compartilhar documentos de texto, planilhas, apresentações e anotações Além de possuir integração com o Windows Explorer, sincronizando arquivos e pastas selecionadas para backup automático.

Dropbox
O Dropbox já é uma realidade na vida de muita gente. O aplicativo permite que qualquer pessoa faça uma conta e coloque os seus arquivos, documentos e imagens em nuvem, dispensando o uso de HDs e Pen Drives.




Comentários



Adicionar Comentário